UMA BREVE INTRODUÇÃO

A prostituição é uma atividade que gera constantes conflitos e controvérsias. A maneira como é praticada acarreta, em algumas situações específicas, enquadramento legal. Diante de tantas injustiças cometidas contra as prostitutas, elas passaram a ganhar destaque na sociedade e passam a lutar por seus direitos como trabalhadoras já no inicío do século XX. Diferentemente da prostituição em idade adulta, a prostituição infantil e juvenil é um fato que ganhou destaque mundial somente a partir dos anos 90 com denúncias alarmantes, principalmente na França e no Brasil. Essa atividade é considerada ilegal, pois é a exploração do mais forte sobre o mais frágil, do adulto sobre a criança, que, por sua vez, se encontra fragilizada no processo de violência a qual é submetida.

Durante este mês de novembro de 2014, TODOS poderão acompanhar mais postagens no blog sobre o assunto, o qual é tema de trabalho de um grupo de amigos do primeiro ano de Medicina do Unicesumar (Maringá-PR), proposto pelo professor Ricardo de Albuquerque Leite da disciplina ÉTICA E FILOSOFIA. Sejam bem-vindos!


sábado, 8 de novembro de 2014

Notícia interessante... Vale a pena ler!

Alemanha tenta lidar com prostituição infantil crescente
Falta de dados e de instituições de amparo dificultam o trabalho de combate à exploração sexual de meninos e meninas, que são levados a se prostituir após serem vítimas de golpes.
Prostituição infantil é um problema geralmente associado a países mais pobres, mas, cada vez mais, impõe desafio também ao chamado primeiro mundo. Na Alemanha, por exemplo, a prática é conhecida de longa data, mas não há dados sobre sua real dimensão. E a falta de informação dificulta o trabalho de combate à exploração sexual.
"Na Alemanha, há poucos dados sobre prostituição infantil. Faltam informações, fatos e números", afirma Mechtild Maurer, diretora da Associação de Trabalho para Proteção de Crianças da Exploração Sexual. Segundo ela, as estatísticas da polícia não são detalhadas o suficiente. Há dados sobre violência sexual e abuso, mas não sobre a rede organizada por trás disso.
Além da falta de informações, o fato de a prostituição infantil acontecer em locais escondidos também torna mais difícil a investigação. Em clubes, bordéis e apartamentos alugados exclusivamente para prostituição não costumam ser encontrados menores de idade.
Para as vítimas, há poucos pontos de referência para auxílio. Um dos poucos é a chamada Missão da Meia-Noite, em Dortmund, que presta apoio a prostitutas. Segundo a organização, uma em cada 11 pessoas que procura ajuda é menor de idade. Ao todo na Alemanha, cerca de 400 mil pessoas se prostituem, segundo a Associação Hydra de Berlim. As informações sobre os clientes também são limitadas a maioria são homens com mais de 40 anos e pertencem a todas as classes sociais.
http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/mundo/dw/2013/08/06/noticiasdw,3106161/alemanha-tenta-lidar-com-prostituicao-infantil-crescente.shtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário